A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 10/09/2015 19h16

    Barack Obama decide receber 10 mil refugiados sírios nos Estados Unidos

    Cerca de 1,5 mil refugiados serão recebidos até o fim do mês

    Cerca de 1,5 mil refugiados serão recebidos até o final de setembro

    Foto: I. Prickett

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu que o país vai receber 10 mil refugiados sírios até o ano que vem. Segundo o porta-voz da Casa Branca, John Earnest, cerca de 1,5 mil serão recebidos até o final deste mês.

    Nesta quinta-feira (10), Earnest disse que o número representa aumento significativo e demonstra o compromisso dos Estados Unidos na recepção e satisfação das necessidades de refugiados da Síria. Mas o porta-voz destacou que o Congresso precisará fazer uma reserva financeira substancial para acolher mais refugiados.

    O anúncio da gestão Obama chega um dia depois de o presidente da Comissão Europeia ter proposto um plano para realocar mais 120 mil refugiados.

    O governo norte-americano vinha sendo criticado por entidades defensoras de direitos humanos por não ter anunciado aumento no número de refugiados, após a divulgação da foto do menino Aylan Kurdi, de 3 anos, morto em uma praia da Turquia.

    A organização Rescue Committee, que ajuda pessoas que fogem de conflitos e desastres naturais, pediu aos Estados Unidos que recebam 65 mil refugiados até o fim do ano que vem. Em agosto, o Departamento de Estado havia anunciado que receberia entre 5 mil e 8 mil refugiados em 2016.

    AGÊNCIA BRASIL
     
    Comentários