•  Porto Alegre
  •  Santa Maria
  •  Serra
  •  Zona Sul
13:00Planeta Bola13:29
 
 
 
 
A
 
 
 
 
- Atualizado em 23/10/2013 08h07

Gaúcha Hoje Sete Horas

Confira as informações da manhã desta quarta-feira

Foto: Paulo Rocha  / Rádio Gaúcha

Conta da luz para clientes da CEEE sobe mais que o dobro da inflação

Servidores do Banrisul decidem manter greve

Câmara dos deputados aprova minirreforma eleitoral

Queda de raio impede circulação de trens entre Canoas e Novo Hamburgo

Decisões contra Corinthians e Atlético Paranaense definem se Copa do Brasil terá Gre-Nal nas semifinais

Previsão do tempo

Na quarta-feira a formação de uma área de baixa pressão atmosférica faz, novamente, as chuvas se intensificarem sobre a Região Sul. Entre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, o tempo fica nublado e com chuvas a qualquer momento. As chuvas mais intensas atingem o centro, leste, litoral do Rio Grande do Sul e a região Metropolitana de Porto Alegre, com elevados volume de chuva e risco para transtornos entre a Capital e o Litoral. Em toda a Região, as pancadas de chuva podem ocorrer na forma de temporais isolados, com trovoadas, ventos de até 90 km/h e queda de granizo. Os ventos de quadrante norte garantem mais um dia com sensação de abafamento.

Queda de raio em Esteio compromete circulação do Trensurb. Trens só estão circulando somente entre as estações Mercado, em Porto Alegre, e Mathias Velho, em Canoas. Tráfego de composições está suspenso entre as estações São Luiz, em Canoas, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A empresa trabalha para consertar o defeito, mas não tem previsão de normalização do serviço.

Conta da luz vai subir 13,30% para clientes da Ceee a partir de sexta-feira. Aumento é mais que o dobro da inflação oficial e praticamente anula o desconto de 18% oferecido pelo governo em fevereiro. O aumento reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e atinge um 1,5 milhão de clientes, em 72 municípios gaúchos. Para a indústria, alta será ainda maior, de 16,61%.

Câmara vota minirreforma eleitoral e proíbe propaganda com placas, cartazes e bonecos dos candidatos. Uso de bandeiras dos partidos nas ruas será permitido. Como o texto foi modificado, proposta precisa voltar para reexame do Senado.

Servidores do Banrisul rejeitam nova proposta do banco e decidem continuar em greve. Paralisação já dura 35 dias e não tem previsão para acabar.

Prefeitura de Alvorada entrega ao Ministério Público documentos referentes à auditoria interna que apontou fraude de mais de um milhão de reais na gestão passada. Os desvios envolvem irregularidades no pagamento do vale alimentação. O ex-prefeito João Carlos Brum, do PTB, não se manifestou.

Caminhoneiro morre em acidente na RS-129, entre Guaporé e Serafina Corrêa. Flávio Boff, de 41 anos, morreu em colisão frontal contra um Corsa. O motorista do carro sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital de Guaporé.

Atropelamento com morte na RS-118, em Sapucaia do Sul. Cesar Luiz da Silveira Lumertz, de 43 anos, foi atropelado por um carro cujo motorista fugiu sem prestar socorro.

Criminosos tentam invadir unidade do Exército na zona sul de Porto Alegre.

Câmara dos Deputados volta a adiar votação do projeto sobre dívidas dos estados com a União. Senado deve votar proposta que impede redistribuição de cadeiras das bancadas estaduais na Câmara dos Deputados. De acordo com parecer do TSE, estados que tiveram crescimento populacional menor devem ceder vagas para as unidades como maior avanço da população. Pelo novo critério, o Pará seria o maior beneficiado, com o acréscimo de quatro deputados. O Rio Grande do Sul perderia uma vaga. No entanto, o Senado e também a Câmara podem barrar a mudança, mantendo a divisão atual.

EPTC admite atrasos e espera concluir ciclovia da avenida Ipiranga em 2014. O trecho de um quilômetro está em obras há mais de seis meses.

Prefeitura de Porto Alegre vai manter no cargo esposa de José Fortunati. Ministério Público ingressou com ação pedindo exoneração de Regina Becker da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais por considerar nepotismo.

Assembleia Legislativa aprova tarifa única de pedágio para o Rio Grande do Sul. O Governo avalia vetar o projeto, pois traria redução de investimentos.

A Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, em Porto Alegre, não terá atendimento ao público nesta quarta-feira. O expediente será apenas interno para a realização de inventário de estoque. O atendimento volta ao normal amanhã.

O projeto de lei que proíbe o uso de comandas nas casas noturnas e em espetáculos da capital pode ser votado hoje na Câmara de Vereadores. Se aprovado, o valor consumido pelos clientes deverá ser pago na hora, mediantes fichas ou cartão eletrônico.

Câmara vota requerimento de urgência apreciação do projeto que autoriza a publicação de biografias não autorizadas. O projeto chegou a ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, mas um recurso obrigou o texto a ser submetido ao plenário antes de ser encaminhado ao Senado.

Santa Rosa deve decretar situação de emergência devido ao temporal da última segunda-feira. Cerca de 500 casas foram atingidas pelo temporal na cidade. A expectativa é que o texto volte a ser discutido na sessão de hoje.

Câmara cria comissão externa para investigar uso de cães em experiências do Instituto Royal, de São Paulo. Na semana passada, manifestantes invadiram o laboratório e resgataram 178 cães que seriam utilizados nas pesquisas científicas.

Piora o estado de saúde de Jorge Dória. Ele respira com a ajuda de aparelhos e apresenta insuficiência renal. Ator de 92 anos está hospitalizado desde 17 de setembro para tratamento de uma infecção respiratória.

Internacional

Pesquisa aponta que 58% dos americanos apoiam a legalização da maconha. É a primeira vez nos Estados Unidos que o tema recebe apoio da maioria dos entrevistados. Apenas 39% disseram ser contra a proposta. 3% não manifestaram opinião.

Trânsito agora

Esporte

Dupla Gre-Nal em campo para jogos decisivos pela Copa do Brasil.

Comentários