A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 13/08/2017 11h25

    Grêmio pode ter sequência de quatro jogos no Rio em setembro

    Caso elimine o Cruzeiro e comece a decidir a Copa do Brasil fora, grupo principal ficaria vários dias longe de casa

    Foto: NELSON PEREZ /FLUMINENSE F.C,Divulgação

    O calendário do futebol brasileiro e sul-americano pode reservar uma situação inusitada para o Grêmio no próximo mês. Existe a possibilidade de o tricolor encarar uma sequência de quatro partidas, por diferentes competições, atuando como visitante. E exatamente na mesma cidade, o Rio de Janeiro, local do jogo deste domingo (13) contra o Botafogo pelo Brasileirão.

    Para que isto aconteça, há a necessidade de uma conjunção de fatores, entre resultados de campo e sorteio, que não é nada absurda. Dois jogos em sequência na capital carioca já estão garantidos: contra o Vasco no dia 10 pelo Campeonato Brasileiro (partida deve ser confirmada para o estádio de São Januário com portões fechados) e contra o Botafogo três dias depois pela Libertadores da América. 

    Antes disso, porém, ocorre o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que está marcado para o feriado de 7 de setembro. Caso o Grêmio elimine o Cruzeiro e chegue à decisão o adversário certamente será um carioca, já que Botafogo e Flamengo se enfrentam na outra semifinal. 

    A definição sobre o local do primeiro jogo ocorre por sorteio. Neste caso, portanto, há 50% de chances de acontecer no Rio. Caso esse cenário se confirme, a tendência é que o Grêmio mande toda sua delegação para a cidade no período. Mesmo que utilize equipe reserva no jogo contra o Vasco pelo brasileiro, as seguidas viagens poderiam trazer mais prejuízo ao calendário de treinos do que simplesmente arrumar um local para trabalhar no Rio de Janeiro.

    E a coincidência não para por aí. Ainda há a Primeira Liga, que está na fase de quartas-de-final. Se o Grêmio passar pelo Cruzeiro em jogo único no Mineirão dia 30 deste mês, a semifinal será contra o vencedor do confronto entre Londrina e Fluminense. Independentemente do adversário, o Grêmio seria visitante no jogo marcado para o dia 3 de setembro, já que teve campanha inferior aos demais na primeira fase. 

    Neste caso, entretanto, já há a definição de utilização de um grupo completamente alternativo, para não influenciar em nada a preparação para os jogos das demais competições.

    Bons resultados no Rio
    A julgar pelos resultados da equipe este ano na Cidade Maravilhosa não seria nenhum problema para o Grêmio atuar na capital que Renato Portaluppi escolheu para morar. Até aqui o time obteve duas vitórias pelo Campeonato Brasileiro, contra Fluminense e Flamengo, e ainda venceu o Fluminense pela Copa do Brasil. 

    O único jogo em que o Grêmio foi visitante contra um carioca em 2017 e não venceu foi em Brasília. Por opção do Flamengo, que tinha o mando de campo, o confronto pela Primeira Liga ocorreu no estádio Mané Garrincha. Naquela ocasião o time carioca venceu uma equipe totalmente reserva do Grêmio por 2 a 0. Sequer o técnico Renato esteve no grupo.

    Confira a possível sequência de jogos do Grêmio no Rio de Janeiro no mês de setembro:

    - 3/9 - Fluminense x Grêmio (Primeira Liga)*
    *Caso Fluminense e Grêmio eliminem Londrina e Cruzeiro, respectivamente.

    - 7/9 - Flamengo ou Botafogo x Grêmio (Copa do Brasil)*
    *Caso o Grêmio elimine o Cruzeiro e o sorteio aponte o primeiro jogo da decisão fora de casa.

    - 10/09 - Vasco x Grêmio (Campeonato Brasileiro)

    - 13/9 - Botafogo x Grêmio (Libertadores)

    Zero Hora
     
    Comentários