A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 21/04/2017 9h46

    Prefeitura de Santa Maria emite alerta para riscos do jogo Baleia Azul

    Nenhum caso com relação ao jogo foi registrado no município

    Foto: Divulgação /Prefeitura

    Com a repercussão do jogo Baleia Azul, que estimularia a automutilação, a violência e o suicídio entre crianças e adolescentes, a prefeitura de Santa Maria emitiu um alerta aos pais e familiares para o cuidado com a mudança no comportamento dos filhos. De acordo com a prefeitura, nenhum caso de ligação com o jogo foi registrado no município.

    O jogo da Baleia Azul foi criado na Rússia, em 2015, e é disputado pelas redes sociais através de uma série de 50 desafios, que vão desde a automutilação até o suicídio. Em função do risco da atividade, é preciso atenção em alguns aspectos do comportamento de crianças e adolescentes que podem ser um indicativo da relação com o jogo.  

    Entre os principais sinais estão o isolamento, perda do interesse em atividades que costuma fazer e desinteresse nas pessoas, falas diretas e indiretas sobre morte (como, por exemplo, “vontade de sumir”, “vontade de ir embora”), comportamento autodestrutivo (automutilação, uso de álcool e drogas e exposição a situações de risco), mudança no hábito do sono e alimentares, além da postagem de baixa autoestima nas redes sociais.

    As famílias que precisem de orientação ou ajuda em Santa Maria podem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde ou, em casos de urgência e emergência, no Pronto-Atendimento do Patronato e na Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA. Nesses locais, os profissionais farão o primeiro atendimento, para diagnóstico e, tendo necessidade, é feito o encaminhamento dos casos para atendimento específico de psicólogos e psiquiatras da rede de saúde.

    Outra opção é buscar apoio através do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar. 

    Gaúcha
     
    Comentários