A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 19/06/2017 14h06

    Quatro hospitais de Porto Alegre têm emergências superlotadas nesta segunda-feira

    Situação mais grave foi identificada no Hospital de Clínicas, onde há 105 pacientes adultos para 41 vagas

    Foto: Félix Zucco /Agencia RBS

    Quatro hospitais estão com atendimento restrito no setor de emergência, na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre. A situação mais grave foi identificada no Hospital de Clínicas.

    Na instituição, há 105 pacientes adultos para 41 vagas, além de 16 pacientes para nove leitos pediátricos. Apenas casos de risco de morte estão sendo recebidos no local.

    O protocolo de atendimento para apenas “casos de risco iminente à vida” também está sendo seguido na emergência adulta do Hospital Conceição. Lá, conforme atualização divulgada às 8h, 89 pacientes aguardavam internação – enquanto outros 16 ainda estavam em avaliação.

    A superlotação também atinge a emergência do Hospital São Lucas da PUCRS. No hospital, há 13 leitos, porém, 23 pacientes estão no local.

    A situação também preocupa nas emergências que atendem pelo SUS no Hospital Santa Clara, do complexo da Santa Casa. A emergência adulta também está superlotada, com 28 pacientes para 24 leitos. Já no setor pediátrico, à beira da lotação máxima, há 13 vagas para 11 pacientes.

    Em virtude da demanda, a instituição já informou que a previsão de atendimento para casos classificados como menos graves, conforme a escala de Manchester, é para às 17h. A avaliação é feita durante a triagem.

    Casos classificados como graves têm prioridade no atendimento. Uma opção no Hospital Santa Clara são as emergências que atendem por convênio e apresentam baixa demanda nesta manhã.

    Hospital municipal de Novo Hamburgo

    O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, segue com atendimento restrito a gestantes devido à superlotação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e do Centro obstétrico, desde domingo (18). Todos os leitos das duas alas estão ocupados.

    O hospital conta com 11 leitos na UTI Neonatal e 6 leitos no Centro Obstétrico.  As demandas de baixa complexidade estão sendo transferidas para hospitais de região.

    Gaúcha
     
    Comentários