A
     
     
     
     
     
     
    - Atualizado em 19/05/2017 14h09

    Tombo da polenta de 800 quilos marca o primeiro final de semana do Dia do Vinho

    Programação vai até 4 de junho e tem mais de 200 atrações, a maioria na Serra Gaúcha

    Foto: Moacir Dal Castel /Especial

    A programação do Dia do Vinho de 2017, iniciada nesta sexta-feira (19), vai até 4 de junho com mais de 200 ações descentralizadas e simultâneas em dezenas de municípios do Estado, principalmente da Serra Gaúcha, e também do Sudeste e Nordeste do país.

    Logo no primeiro fim de semana, em Monte Belo do Sul, o tombo da polenta de 800 quilos que ocorre no sábado, às 17h, e no domingo, às 15h, está entre as principais atrações. O 9º Polentaço de Monte Belo do Sul tem abertura oficial nesta sexta, às 20h, na igreja Matriz São Francisco de Assis.

    Uma série de descontos e atrações exclusivas feitas para o Dia do Vinho em vinícolas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes incrementam o movimento. As vendas aumentam, em média, 10% no período.

    Destaque também para as programações em locais públicos, como o piquenique que ocorre no Parque da Imigração de Nova Milano, em Farroupilha, neste domingo (21), das 14h às 19h, em homenagem aos 142 anos da imigração italiana.

    Jantares harmonizados em Antônio Prado, Flores da Cunha e Pinto Bandeira, além de filós italianos em Vila Flores e na comunidade de São Miguel em Bento Gonçalves, estão entre os destaques do primeiro fim de semana do Dia do Vinho.

    A meia maratona Wine Run no sábado (20), a partir das 9h, no Vale dos Vinhedos também está na programação. Tem ainda o Dal Pizzol Day Festival neste sábado a partir das 11h até às 19h, no Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves.  

    As feiras de vinho em praças e ruas costumam ser as atrações mais aguardadas. Dois municípios que já confirmaram suas feiras para este ano e tiveram bons resultados em 2016: Farroupilha reuniu mais de 1,5 mil pessoas em dois fins de semana e Caxias do Sul vendeu 20 mil litros de vinho em três dias, para 25 mil pessoas.

    A Feira do Vinho, na Praça Dante Alighieri, vai de 2 a 4 de junho, com vinhos e sucos de nove vinícolas caxienses que serão comercializados a preços promocionais. O garrafão de vinho (branco e tinto) custará entre R$ 25 e R$ 50. Em Farroupilha, a feira ocorre no mesmo período no Largo Carlos Fetter. 

    Gaúcha
     
    Comentários